[Série Liderança e COVID-19] Você vai precisar de… CONHECIMENTO


Estamos vivendo uma realidade diferente, bem estranha para empresas e gestores. Com grande parte em Home Office, os líderes encontram dificuldade em gerir a equipe. O volume de negócios caiu drasticamente e, com isso, o tempo disponível de todos aumentou. A boa notícia é que é possível aproveitar este incremento de tempo investindo no Conhecimento. Domenico De Masi nos trouxe, na década de 1990, a noção do quanto pode ser proveitoso o Ócio Criativo.

Aprender coisas novas é uma boa forma de evoluir e enriquecer profissionalmente. Neste ambiente de extrema incerteza, há uma oferta muito grande de cursos, palestras, seminários, workshops, webinars, todos pela internet e, o que é melhor, grande parte sem custo. É só uma questão de avaliar as alternativas, descartando aquilo que pareça armadilha.

Além de todas estas oportunidades, há a minha preferida, ou seja, a leitura. E, nesse caso, vale a pena aproveitar o tempo para ler de tudo, desde livros e artigos ligados à nossa área profissional até clássicos da literatura. A diversidade é uma das coisas que mais nos enriquece.

Na prática

  1. Estimule a equipe. Deixe claro que o esforço de adquirir conhecimento será valorizado pela liderança e pela empresa. Mostre o quanto isso pode ser benéfico, no futuro, para o retorno dos negócios e, também, para a carreira do colaborador. Explique a diferença entre coletar dados para ter informação e, efetivamente, adquirir conhecimento, através da reflexão crítica.

 

  1. Comece por si mesmo. Além de estimular seus liderados a adquirir mais conhecimento, dê o exemplo. Nada é mais desmotivador do que receber orientação de um líder que não faz o que diz. Cada vez mais, as pessoas prestam atenção na divergência entre discurso e ação.

 

  1. Faça sugestões. Indique sites, artigos e livros. Saiba selecionar os temas, individualmente, para cada membro do time, baseado não somente em seus pontos fortes, mas, principalmente, naqueles em que haja potencial de melhoria.

 

  1. Peça feedback. Estabeleça comunicação constante, perguntando a cada pessoa o que achou do que foi indicado. Cheque o que cada um encontrou de mais interessante e se há algo que ele indicaria para os colegas. Não aja como um “inspetor de escola”, que cobra uma tarefa imposta. Mostre genuíno interesse pelo assunto.

 

Já é senso comum que, após esta tormenta passar, o mundo não vai ser como era antes. Esta percepção está na mente de todos e isso provoca certo grau de aflição em cada um. Estimular a aquisição de conhecimento é uma forma de preparar cada funcionário, sob nossa liderança, para o futuro incerto que nos aguarda.

 

Arnaldo Gomes

Consultor Associado – TOTAL Corporate