Uma promoção pode ser assustadora

Vou dividir com vocês a história de alto funcionário de uma empresa de renome, o Paulo, ele havia sido promovido e estava liderando uma equipe de 50 funcionários, sendo que alguns possuíam muito mais tempo de casa e experiência do que ele, alguns estavam inclusive perto de se aposentar.

As principais preocupações de Paulo eram:

  • Tenho realmente condições fazer este trabalho? E se falhar, como vou ficar na empresa?
  • Nem sei se possuo todas as competências e habilidades para este cargo. Como faço?
  • Entro em pânico só de pensar em fazer uma reunião com a equipe.
  • Como faço para criar um bom relacionamento com a minha equipe?

Uma promoção para muitos pode causar felicidade, enquanto para outros gera um alto grau de ansiedade. Alguns se reconhecem sem idade para o novo cargo, outros acham que não possuem as competências necessárias, outros não se veem reconhecidos pela empresa, e acreditam intimamente não merecer, como era o caso do Paulo.

Ao iniciar o processo de coaching fizemos uma avaliação de perfil comportamental do Paulo – é importante ressaltar que sempre iniciamos o processo de coaching com uma avaliação profissional pela internet, e que resulta num relatório sobre os comportamentos naturais da pessoa e os que ela pode apresentar em situações de estresse, seus valores pessoais, e mesmo sobre o nível de competências profissionais dele. O objetivo é apresentar os pontos fortes e áreas que podem ser desenvolvidas, mas principalmente gerar autoconhecimento e confiança.

A partir daí iniciamos o coaching propriamente dito, tendo “o fim em mente” – o resultado que ele desejava alcançar. No caso liderar com sucesso sua equipe. Tendo definido isso passamos ao planejamento das ações que iriam nos levar ao objetivo, os comportamentos e competências que seriam necessárias que ele dominasse para alcançar o fim, tais como, delegação, administração de conflitos e lidar com pessoas difíceis, planejamento, gestão eficaz do tempo, como ter foco e definir prioridades, como fazer reuniões realmente eficazes, fazer apresentações, e como manter o equilíbrio entre o trabalho e vida pessoal.

Todas essas etapas foram trabalhadas ao longo de meses com o Paulo, que a cada encontro vinha com mais confiança, e trazia boas notícias sobre a aplicação com sucesso de alguma nova competência e sobre o reconhecimento que vinha alcançando na empresa.

Ao final do processo, o Paulo compartilhou que “Ter um “coach” de carreira pode ser um benefício significativo, muitas vezes indispensável para atuarmos com segurança em um cargo de Liderança”.

Nós ajudamos pessoas a se tornarem “donos” de sua vida, e de sua carreira, e podemos ajudar você também.

– Equipe Total Corporate