Já se perguntou “por que os valores de minha empresa não são colocados na prática?”
Confira aqui como você, Líder, pode ajudar seu time a dar vida a uma Cultura Positiva e desejada pela organização.
Um dos maiores motivos de insatisfação e desengajamento de pessoas no ambiente de trabalho deve-se a uma incongruência entre discurso e prática de seus gestores: apregoar determinadas diretrizes e valores organizacionais que, no dia-dia, não são seguidos assim tão bem – seja pelos líderes ou, por consequência, pela própria equipe.
Costumo dizer aos líderes em nossos processos de desenvolvimento e coaching: se sua equipe parece insatisfeita e você não sabe por onde começar. investigue primeiro possíveis fontes de injustiça. Isto acontece muitas vezes não por maldade, mas geralmente sem a plena consciência do Gestor. Ainda assim, tem um impacto extremamente destruidor na moral do grupo, causando uma fuga de talentos da empresa e impedindo que as pessoas utilizem todo o seu potencial de entrega, criatividade e execução no dia-dia. E uma das fontes mais comuns de “injustiça” percebida pelo time é aquela mesma incongruência entre discurso x prática.
LEIA MAIS: Por que você deveria se preocupar com a Cultura Corporativa
Algo simples, porém extremamente poderoso para o Líder, portanto, é ser exemplo e modelo daquilo que deseja encontrar em seu time – não em termos de competências técnicas, mas sim de valores e comportamentos aplicados. É uma jornada de autoconsciência primeiro, para que haja uma regulação de seus comportamentos em prol da cultura organizacional desejada – e sim, é pressuposto que os líderes sejam aqueles a dar os primeiros passos.
Confira mais algumas formas como você, Líder, pode ajudar seu time a dar vida a uma Cultura Positiva e desejada pela sua organização:
(trecho extraído de um de nossos treinamentos customizados in-company)
Viu como você pode praticar e incorporar os valores organizacionais aos poucos, de forma profunda e autêntica em seu time?
De qualquer forma, vale lembrar: as mudanças raramente acontecem rapidamente, mas “mesmos as mais longas jornadas precisam de um primeiro passo para começar”, não é mesmo?
Depois conta para a gente o que você tem feito a este respeito, e se precisar de mais ajuda, é só nos chamar para uma conversa!