Por que você deveria se preocupar com a Cultura de sua empresa

Imagine que você está trocando de casa e, após meses de visitas e negociações, encontra o lugar de seus sonhos: um imóvel recém pintado e decorado, tudo muito limpo e conservado. Algumas semanas após sua mudança, porém, paredes começam a descascar na pintura, e até mesmo o piso começa a ceder em alguns pontos – dando espaço para buracos no assoalho que mais parecem cavernas projetadas por pequenos roedores subterrâneos…

Você continuaria encantado/a com seu novo lar? O que pensaria, aliás, sobre os antigos proprietários, o cuidado que (não) tiveram na preservação e perpetuação dos alicerces deste imóvel?

Esta história muito se assemelha à Cultura Organizacional de parcela significativa de nossas empresas… Infelizmente, existem muitos líderes que ainda não estão dedicando a devida atenção a este assunto – e deveriam.

AFINAL, O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL?

Cultura de uma empresa é o conjunto de comportamentos, valores e crenças das pessoas que nela trabalham e se relacionam. Na verdade, isto acontece em qualquer agrupamento de pessoas – por exemplo, cada povo de uma nação tem sua cultura, seu jeito típico de ser, pensar e agir; cada família tem também suas regras, normas e valores muito particulares – e assim acontece com a equipe de colaboradores de qualquer empresa.

Já que estamos falando de algo tão intrínseco e presente no dia-dia corporativo, eis alguns motivos pelos quais você deveria se preocupar com a cultura de sua empresa – seja você Líder ou Liderado:

1.      Engajamento: ter as pessoas certas no seu time, alinhadas à cultura desejada na empresa, garante um nível maior de engajamento da equipe e, portanto, eleva o nível de comprometimento no time. Você já deve ter conhecido pessoas que eram “estrelas” em uma determinada empresa, mas quando mudaram para outro trabalho, simplesmente não se destacavam mais. Frequentemente, este “desengajamento” se dá por falta de alinhamento aos valores e aos comportamentos esperados no ambiente de trabalho.

2.      Resultados: é muito fácil definir metas a serem alcançadas pelas áreas de uma empresa. Atingir as metas… aí é outra história – e esta depende muito de uma análise da cultura da organização. A estratégia pode até ser brilhante, porém se o modo de atuação entre colaboradores (e também da empresa para com seus clientes) não favorecer a execução desta estratégia, os resultados definitivamente serão penalizados.

3.      Atração e retenção de talentos: pessoas especiais desejam trabalhar (= doar seu tempo, energia e intelecto) para empresas também especiais – e isto se conecta totalmente à Cultura de cada empresa. Formar um grande time garante a longevidade de um negócio. E isto geralmente não significa ter “as melhores pessoas”, mas sim “ter as pessoas certas” – ou seja, que compartilham dos valores e crenças de sua empresa. Por isso o trabalho de recrutamento e seleção não é uma via de mão única, onde apenas o empregador deve analisar o candidato – mas também este deve se perguntar se ali é um lugar onde ele/a de fato gostaria de passar boa parte de seu dia.

Isto é um fator tão relevante para o mundo dos negócios atualmente que tem levado inclusive a decisões de compra e aquisição baseadas na cultura organizacional e nas pessoas que formam o time (como o caso da compra da Explorys pela IBM). Como bem pontuou Jack Welch, “A cultura gera grandes resultados”.

COMO GERAR UMA CULTURA DE ALTO DESEMPENHO?

Baseado em nosso trabalho com empresas de diversos portes, histórias e segmentos, fica cada vez mais forte que a responsabilidade de definir, comunicar e exemplificar a Cultura desejada cabe principalmente à Liderança. Os líderes de uma empresa precisam ter clareza sobre como usar valores simples – porém extremamente direcionadores de atitudes adequadas ao modo como a empresa deseja ser percebida pelo mercado – a fim de catalisar a execução dos resultados almejados.

Muitas vezes, esta construção se dá em várias etapas, de forma incremental e com ganhos significativos a cada nível alcançado. Vale muito a pena envolver a equipe nesta jornada, levando a um maior engajamento do time, grande senso de pertencimento de cada colaborador e maior diferencial competitivo do negócio como um todo!

 

Rodrigo Collino

Leadership Strategist & Managing Partner at TOTAL Corporate