[Série Liderança e COVID19]: Você vai precisar de… CRIATIVIDADE

 

“A maior parte do que acontece com as inovações bem-sucedidas não é a ocorrência de um “flash” de criação, mas sim a implementação cuidadosa de uma disciplina de gestão que não é espetacular, mas sistemática.”
Peter Drucker

Nunca, em tempo algum, foi tão necessário ter e pertencer a uma equipe criativa. A criatividade é capaz de tirar uma empresa de situações desafiadoras e até de grandes riscos.  E eis que estamos vendo, em tempo real, diversas empresas se reinventarem durante a  pandemia.

Criatividade é dar vida a uma ideia nova ou original e cultivar essa habilidade com equipes é um desafio.

É importante considerar que equipes criativas trabalham melhor em um ambiente onde existe transparência, confiança mútua, vontade de aprender e desafiar as ideias dos outros.

Não raras as vezes somos convidados a conversar com equipes sobre este tema. Essa situação parece tão desafiadora aos líderes que eles preferem terceirizar, buscando a criatividade em empresas especializadas nisso. Por que será?

Uma resposta padrão para essa pergunta é que muitos relacionam criatividade com grandes descobertas. Mas será que é isso mesmo?

O que, de fato, a inovação trouxe para as nossas vidas? Quatro palavras respondem esta pergunta:

 Facilitou, acelerou, simplificou e uniu.

Parece simples, mas quando se pede para a nossa equipe para inovar o que se vê é um processo doloroso de congelamento dos líderes, que travam por acharem que ser criativo signifique criar algo fabuloso, revolucionário que te conecta com o mundo e proporciona reconhecimento internacional. E o pensamento que surge daí é algo como: nunca irei conseguir.

Uma boa forma de driblar essa situação é fazer as seguintes perguntas:

  • O que você pode fazer para facilitar o seu trabalho?
  • O que precisa acontecer para acelerar o seu trabalho?
  • Se você pudesse ter uma solução, uma qualquer, que atendesse a várias situações e que simplificasse todo o processo que você executa, que solução seria essa?

É nesse momento que as pessoas despertam e imediatamente se conectam a sua realidade, ao seu conhecimento sobre as suas próprias atividades. E essas possibilidades são verdadeiras, valem o risco. É dessa forma que os líderes e suas equipes se tornam criativas.

A criatividade é o processo de geração de ideias, enquanto a inovação é o processo de implementá-las. Para que essas duas etapas fundamentais aconteçam, considere utilizar mapas mentais para desenvolver a criatividade da equipe. Com esses mapas, o fluxo de ideias e a criatividade acontecem de forma orgânica, propiciando a criatividade, a organização das ideias, as ações e também o plano de execução.

 

Para desenvolver a criatividade vai ser necessário ter interesse, conhecer a questão – ir nela a fundo mesmo –, ser persistente e sempre contar com ajuda de especialistas, que estarão treinados para colocarem suas ideias em prática. Afinal, não se pode deixar que boas ideias sejam apenas ideias. Vamos realizar nossos sonhos!

Afinal a criatividade gera inovação que facilita, acelera, simplifica e também une as pessoas aqui e no mundo todo.

 

Mari Lannes

Sócia-Diretora | Total Corporate