As 3 armadilhas da Liderança

Líderes são modelos, sabemos disto. A todo momento são observados e modelados por sua equipe. Portanto, gerar comportamentos e hábitos saudáveis, que trazem resultados superiores para a empresa e sua equipe precisa ser assunto de atenção, reflexão e prática constante de líderes que efetivamente querem ir além.

Na jornada de todo líder, existem 3 “armadilhas” que acontecem de forma mais frequente. São falhas que nem sempre estiveram lá. Na maioria dos casos, foram desenvolvidas inconscientemente no percurso profissional daqueles executivos, se instalaram no “piloto automático” destes líderes, e estarão em operação até sabe-se lá quando, se não forem alertados, recebendo feedback sincero, ou percebendo algum grande prejuízo causado por tal comportamento.

A boa notícia é que comportamentos são aprendidos e desaprendidos. Você e os outros líderes em sua empresa também podem aprender!

A primeira armadilha para um Líder evitar é o “imediatismo utópico”. Ele é caracterizado pelos pedidos de tarefas ou metas dentro de prazos irreais, quando não surreais. Geralmente, isto acontece por consequência da falta de habilidade em planejamento e/ou organização do líder, ou por ele(a) ainda precisar fortalecer seu autoconhecimento e autoconfiança a fim de melhor lidar com pressões externas, de uma maneira estratégica, filtrando e organizando a informação de modo estruturado para seu time.

A segunda armadilha é a “falta de posicionamento”. O líder que mais consegue gerar resultados em uma empresa é aquele que se posiciona com seu time acerca dos erros e acertos, pontos de atenção e pontos fortes de cada um. Está atento, sempre procurando algo para elogiar em seus liderados e assim reforçar sua autoestima e capacidade de gerar ainda melhores resultados. E não se cala quando percebe pontos de melhoria, oferecendo feedback transparente e respeitoso. No caso de um líder, calar é consentir.

A terceira armadilha é a “crítica destrutiva”. Não se deve criticar pessoas, muito menos quem faz parte de sua equipe. É muito mais inteligente e produtivo focar na solução. Esta é a marca do líder superior. Ao criticar alguém, isto fere a autoestima daquela pessoa e gera emoções negativas que apenas desconcentram e atrapalham a real obtenção de metas e resultados positivos. Portanto, ao invés de criticar ou condenar pessoas, o melhor a fazer é trazer à atenção dos envolvidos o que deve ser diferente da próxima vez, e conseguir o comprometimento de todos para tal correção.

Como diz Brian Tracy: empodere seu time lembrando-os de como são bons e de que você acredita neles!

E você, qual ponto pode melhorar em seu próprio estilo de liderança? O que pode começar a fazer imediatamente para obter melhores resultados?

Decida começar já, e pratique dia após dia. Você irá se tornar ainda mais admirado e multiplicar resultados de forma exponencial ao longo do tempo.

Sucesso!

Rodrigo Collino – Managing Partner at TOTAL Corporate