Cuide do seu bem mais precioso e não renovável. Administre seu tempo com inteligência.

Se você pudesse escolher um bem que fosse renovável, qual seria? Se você pensou em dinheiro, pense novamente. Ter dinheiro é muito bom mas ter tempo para desfrutar de tudo o que ele pode proporcionar é ainda melhor.

Ter tempo significa administrar da melhor forma possível as 24 horas que cabem no dia. Provavelmente você já deve ter ouvido alguém falar que o tempo está passando mais rápido do que o habitual. Na verdade, a velocidade do tempo continua a mesma, mas a percepção que temos de sua passagem é que muda conforme os estímulos externos.

Nas empresas, o cenário não é diferente. A constante pressão por prazos, metas, objetivos e desempenho acaba afetando a maneira como enxergamos as tarefas e o tempo que dedicamos a elas. A célebre frase “tempo é dinheiro”, eternizada por Benjamin Franklin, famoso por suas experiências com eletricidade, faz sentido dentro da vida moderna, onde o capitalismo relaciona tempo com finanças. Afinal, quanto mais rápida a produção, mais lucros ela pode proporcionar.

O tempo, que parece tão abundante em alguns momentos, torna-se escasso quando não existe disciplina e organização. O impacto disso nos resultados financeiros de uma empresa é desastroso.  Por outro lado, ao gerir o tempo de maneira planejada cria-se espaço para expandir projetos, inovar em processos, criar oportunidades de novos negócios, capacitar e desenvolver equipes e produzir com muito mais qualidade. Com uma eficiente gestão de tempo é possível maximizar a produtividade.

Não tenho tempo para organizar meu tempo!

Planejar atividades parece simples, não? Basta uma lista de tarefas e os prazos para cumpri-las. Atire o primeiro relógio quem não sabotou a si mesmo, colocando mais atividades na lista, subtraindo algumas já existentes e dando mais atenção a outras que afinal nem eram tão importantes mas que acabaram por tomar um precioso tempo. Pior, ao não executar as tarefas em prazo hábil, ainda temos que lidar com a sensação de fracasso que, pouco a pouco, pode minar a autoconfiança…

Profissionais que desenvolvem mecanismos de controle e gestão de seu tempo geralmente conseguem lidar melhor com stress, principalmente vindo do inesperado. Ao entender o processo da administração do tempo de forma eficiente, fica mais claro discernir, numa escala aplicável, os diferentes graus das demandas. Cumprir prazos e horários, então, passa a ser uma consequência do trabalho e não o seu objetivo. Planejar o tempo possibilita, ainda, fazer atividades com antecedência, priorizar tarefas, empenhar foco e energia a serviço da produtividade. Mais do que isso:  possibilita dedicar-se com mais qualidade à vida pessoal, ao lazer, proporcionando, novamente, mais satisfação e autoconfiança.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicaram pesquisas que no Brasil, apesar da população trabalhar mais horas do que outros povos de países mais ricos, a produtividade é menor.  Na Alemanha, a carga horária semanal é de 38 horas. Na França e na Espanha, 35 horas. No Brasil, são 40 horas semanais. Outra pesquisa, feita pelo IBGE, revelou que 1 em cada 3 brasileiros trabalha mais do que 44 horas semanais. Mesmo assim, o trabalhador alemão consegue ser 4 vezes mais produtivo do que o brasileiro. Onde está a resposta? Administração adequada do tempo.

Aprender a minimizar os “desperdiçadores de tempo” é uma arte que muitas empresas estão colocando em prática por meio da adoção de programas específicos com essa finalidade. Uma forma eficiente que tem ajudado diversas empresas e times a serem mais produtivos são programas de coaching. Com metodologias e técnicas comprovadamente eficientes, o coaching pode mostrar caminhos eficientes de gestão de tempo gerando resultados rápidos e duradouros. Isso porque quando o colaborador compreende os benefícios para sua vida pessoal e profissional, ele passa a trabalhar pela motivação dos resultados. E uma equipe motivada faz maravilhas pela saúde financeira da empresa.

– Equipe Total Corporate