Gestão do tempo: produtividade e estratégias

 

É comum no mundo executivo ouvir que falta tempo face às demandas do dia a dia. Para a maior parte dos profissionais do mundo moderno, a resposta tende a ser a mesma: existe sim uma restrição de tempo para dar conta de tudo – até porque não envolve apenas a vida profissional.

A dimensão temporal adquiriu maior relevância por conta da expansão da competição global, da aceleração das atividades e das pressões provenientes dos relacionamentos. Antes da revolução digital, existia tempo de espera que era compreendido e respeitado por todos durante a realização de tarefas. Mas as facilidades proporcionadas pelos recursos tecnológicos confundem as prioridades e nos permitem sacrificar elementos essenciais que trariam equilíbrio. É por isso que a gestão do tempo é tão importante. Ela permite clareza nas escolhas, dedicar tempo ao trabalho para o atendimento às metas, ser mais produtivo e ter maior foco e concentração. Tudo isso para que, ao final do dia, sem nenhum sentimento de culpa, se possa “desligar” e voltar a atenção para os relacionamentos, para a família e para o lazer.

Mas isso é realmente possível? A resposta é sim! A gestão do tempo é um processo de priorização e organização de tarefas que envolve seu planejamento e execução voltados ao melhor aproveitamento do tempo investido nelas, o que resulta em maior produtividade e eficiência.

Para atingir um patamar eficiente na gestão do tempo no trabalho e na vida pessoal, é preciso eliminar hábitos que costumam afetar negativamente o desempenho. Ausência de foco nas reuniões, pauta confusa, falta de registros… a gestão do tempo requer organização. Sem ela, fica extremamente difícil coordenar as demandas e definir prioridades. A organização leva não somente ao aumento da capacidade de administrar as tarefas diárias com maior eficácia, mas também melhora o discernimento para utilizar o tempo de forma otimizada.

Ainda que se dedique à gestão do tempo e utilize técnicas de planejamento avançadas, não é possível evitar que eventos aleatórios exijam mudanças. São momentos que demandam decisões imediatas e que não permitem transigências. Por conta disso, é necessário ser flexível. Uma boa ideia para fazer a gestão do tempo eficaz, é utilizar técnicas que lhe ajudem a organizar pensamentos e compromissos, como:

  • Fazer um check list;
  • Utilizar a agenda ou calendários;
  • Planejar e estabelecer prazos;
  • Conhecer os seus limites e saber dizer “não”;
  • Ter foco e evitar distrações;
  • Seja objetivo e saiba delegar;
  • Separe um tempo para imprevistos;
  • Registre os resultados e comemore, pois nosso cérebro necessita de recompensas para a consolidação de mudanças.

Diante de um mundo de cenários voláteis, os profissionais que melhor administrarem o tempo vão se sobressair, ocupando os melhores postos de trabalho e alcançando melhores remunerações. Com maior eficiência nas tarefas e melhor visão para escolhas, você vai perceber que é possível cumprir com as demandas do trabalho e ainda estar mais presente na vida pessoal.