Brasil é líder mundial em empreendedorismo. Mas será que estamos nos preparando para isso?

O fenômeno do empreendedorismo vem revolucionando a economia do país, mudando as relações profissionais e transformando a vida de milhões de pessoas. Nada menos do que 52 milhões de brasileiros com idades entre 18 e 64 anos criaram ou mantêm-se à frente de negócios das mais variadas naturezas. Praticamente quatro entre dez brasileiros já possuem um negócio próprio. Esses números foram revelados pela pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), em 2015, patrocinada pelo SEBRAE.

Mas o que faz um país conquistar a posição #1 mundial em empreendedorismo? As características culturais – a determinação e a vontade de progredir do brasileiro, ajudam a delinear essa liderança. Mas, talvez a mais significativa de todas, seja a aceitação do empreendedorismo como uma opção real de trabalho e desenvolvimento pessoal. Porém, a despeito dos números que impressionam, é preciso entender quais características são fundamentais para encarar esse desafio.  Empreender demanda inteligência emocional para seguir em frente diante dos imprevistos.  Demanda atributos como proatividade, coragem, resiliência e uma boa dose de maturidade para lidar com frustrações. Empreender significa assumir que as coisas podem não sair como o planejado e para seguir em frente é preciso enxergar o erro e buscar novas opções.

Além disso, o empreendedor precisa manter a motivação em alta, impulsionar competências, cuidar dos relacionamentos com os clientes…. Lidar com tantos fatores assim, principalmente os que apenas tiveram experiências como funcionários de uma organização, pode ser estressante e frustrante. Contar com o apoio de outros empreendedores nem sempre é a melhor solução.

O papel do coaching para o empreendedor.

Empreendedorismo não é modismo. É uma profunda e definitiva transformação que, direta ou indiretamente, impacta a vida de cada um de nós e da sociedade. Então como estar preparado para encarar esses desafios? O papel do coaching para empreendedores está sendo visto cada vez mais como um item de primeira necessidade para se destacar da concorrência, ter um produto ou serviço de qualidade e garantir a sobrevivência em um mercado que tem características muito particulares.

Ser seu próprio patrão implica em descobrir e canalizar suas próprias competências, mapear as existentes, desenvolver seus patamares de eficiência, aumentar a automotivação, melhorar a qualidade dos relacionamentos e saber lidar com imprevistos.  O coaching é um processo de apoio e descobertas, fundamental na tomada de decisões, na organização e na gestão de seu tempo,  no planejamento, na tomada de consciência de seu propósito, em seus valores, na clareza para enxergar oportunidades e, principalmente, para acreditar em si mesmo. Auxilia a estabelecer metas compatíveis e estratégias para alcançá-las. Até mesmo para aproveitar o melhor de suas conquistas! Os benefícios do coaching para empreendedores têm efeito duradouro e, se bem executado, esse processo marca para sempre a vida dos empreendedores.

Quem pensa em se lançar como empreendedor ou já escolheu esse caminho precisa de suporte qualificado para obter melhor desempenho e alcançar resultados superiores em um curto espaço de tempo. O profissional de coaching atua como um assessor da autodescoberta e pode ser muito valioso para despertar características fundamentais no sucesso dos seus empreendimentos.

– Equipe Total Corporate