Sentir o sangue ferver… Perder a cabeça… Explodir com alguém da sua equipe… Ter que respirar fundo…
Mais do que nunca, estes sinais irão acontecer neste momento de afastamento social e adaptação a novas rotinas pessoais e profissionais. E a habilidade a ser trazida à tona aqui é o Controle Emocional – ou, mais tecnicamente falando, Autorregulação, que é um dos 5 componentes-chave da Inteligência Emocional.
Há décadas pesquisadores tem se debruçado na capacidade de sermos mais “inteligentes” no reconhecimento e uso de nossas emoções, e perceberam uma forte correlação positiva entre esta habilidade e (1) o nível de felicidade e bem estar do indivíduo, e ainda (2) maior capacidade de influência e liderança organizacional.
Na prática
Líderes podem se beneficiar em usar seu Controle Emocional de forma mais consciente e positiva neste momento através destas 3 dicas iniciais:
- Identifique seus sinais: percebendo alterações em seu humor, falta de paciência, irritação excessiva, o melhor a fazer é interromper o que estiver fazendo para um rápido intervalo. Pode ser tão simples como respirar fundo e contar (silenciosamente) até 7, uma pausa para esticar as pernas e beber água, ir até a janela olhar o ambiente exterior, brincar por alguns segundos com seu bichinho de estimação… e depois retornar com mais energia, clareza e criatividade.
- Crie tempo para relaxar ou se recompor: Aquela sua atividade física ou de relaxamento (yoga, mindfulness, etc) também contribui bastante para elevar sua capacidade de lidar com estresse e tensão, então dedique-se a fazer algo que movimente seu corpo (sem exageros, é claro), mesmo que esteja “confinado” dentro de casa. Há uma grande conexão entre nosso corpo e nossas emoções, por isso cuidar de um elemento desta equação também privilegia automaticamente o outro.
- Pratique o equilíbrio para tratar assuntos delicados: sim, é um momento de adaptação e desafio para todos, e é justamente nestes momentos que o exercício da Liderança se faz mais necessário. Praticar a coragem com sabedoria para enfrentar de frente questões que não necessariamente sabemos a resposta, mas tão necessárias para você e sua equipe – esta é uma das marcas do Líder com Inteligência Emocional diferenciada. Muitas vezes, o simples fato de falar sobre, mostrando compreensão e empatia já são sinais importantes para que você e seu time se fortaleçam e caminhem mais um dia! E acredite: muitas ideias e respostas irão surgir quando você mediar este tipo de diálogo. Não queira resolver tudo sozinho/a; acesse o poder criativo e potencial existente nas pessoas ao seu redor.
Desafio
Controlar suas emoções significa também usá-las de modo mais inteligente e estratégico, e isto pode ser desenvolvido cada vez mais através de prática. Ser um Líder que gerencia melhor suas próprias emoções é fazer a diferença em um mundo repleto de adversidades. É exatamente o que todos mais precisamos neste momento. Quem aceita este desafio?